Design Instrucional do Curso Virtual “Como Constituir a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Empresa”

Estevo Zacarias da Silva, Eliz Jesus Oliveira, Dagmar Silva Pinto de Castro

Resumo


O presente estudo tem o objetivo de apresentar uma proposta de Design Instrucional (DI) para a realização de um curso na modalidade de educação a distância voltado para contribuir com os profissionais relacionados ao campo das ciências sociais aplicadas e da medicina e segurança do Trabalho, cujas atuações são elementos fundamentais na preservação do bem-estar e saúde dos trabalhadores. Para tanto, estão descritos os principais instrumentos utilizados pelo Designer Instrucional, que é o profissional responsável pela disponibilização do conteúdo pedagógico no ambiente de aprendizagem virtual (AVA). Neste estudo são apresentados os instrumentos mapa de atividades, matriz de DI e o storyboard. O projeto de designer instrucional desse curso na modalidade de educação a distância possui um diferencial, pois a sua concepção está fundamentada em atividades teóricas e práticas, para disponibilizar ao aluno os mais variados elementos do DI para favorecer a aprendizagem a distância, de forma que a composição do ambiente virtual, os conteúdos textual, visual e sonoro, as atividades de aprendizagem, o apoio dado ao aluno e conhecimentos obtidos por ele, sejam organizados com inteligência e criatividade. Assim utilizou-se da teoria da aprendizagem socioconstrutivista para apoiar a proposta pedagógica do curso.

 

Palavras-chave: Educação a Distância. CIPA. Foco no aluno.

Palavras-chave


Educação a Distância. CIPA. Foco no aluno.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Conbrad [ISSN 2525-6815]

Qualis B5


INDEXADORES E BASES INTERNACIONAIS

 Resultado de imagem para latindex