A INFLUÊNCIA DO MARKETING SENSORIAL NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA NO SEGMENTO DE CALÇADOS INFANTIS

LUCIANA APARECIDA ROCHA, Vinícius Batista, Rafaela Trindade dos Santos, Talita Socorro Campestrin, Margarete Fumie Nishihara

Resumo


O objetivo da presente pesquisa é identificar, analisar e descrever as influências dos estímulos sensoriais no processo de decisão de compra dos consumidores do mercado calçadista infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória por meio de entrevista com os consumidores do comércio da cidade de Jales/SP, a fim de analisar como o marketing sensorial atua sobre o processo de decisão de compra dos consumidores de calçados infantis. Entre os quatro sentidos apresentados (visão, tato, olfato e audição) a visão foi à opção de 59% dos entrevistados e os outros 41% optaram pelo tato. Portanto o resultado obtido prova a tese que a visão é o primeiro sentido humano responsável pelo processo de escolha. A maioria dos entrevistados (96%) afirma que os sentidos percebidos na hora da compra ativa algum sentimento ou sensação agradável. Para 27% da amostra pesquisada, os sentidos percebidos remetem à sensação de cuidado e proteção. Ficou evidenciado que o público responsável pelo maior volume de compras são as mulheres, cujos calçados em sua maioria são adquiridos para seus filhos. Entre os sentidos fisiológicos, a pesquisa revelou que a visão possui maior influência sobre o processo de compra dos calçados infantis.


Palavras-chave


Ciências Sociais Aplicadas; Administração

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